Terceira Idade/Idosos
O envelhecimento deve ser entendido como um processo natural da vida que traz consigo algumas alterações sofridas pelo organismo, consideradas normais para esta fase. Envelhecemos desde o momento em que nascemos. Durante o envelhecimento alguns processos fisiológicos, emocionais e sociais, acontecem e merecem atenção, pois podem acontecer algumas perdas psicomotoras, sociais, culturais.

O estado psicológico do idoso é fator preponderante para que ele leve uma vida de qualidade. O processo psicoterapêutico pode auxiliar o idoso a entender melhor sobre sua condição de saúde, o uso de medicamentos e tratamentos médicos, que possa estar sendo submetido, além também de ajuda-lo a aceitar e ressignificar o processo do envelhecimento no seu dia a dia de acordo com suas respectivas perdas.
No tratamento psicológico, o idoso encontrará um espaço de acolhimento , onde poderá expor suas questões e sentir-se respeitado. O foco é a busca pela autoestima, autoaceitação, melhor autonomia e a capacidade de resolução de conflitos.
Fique atento aos sintomas:
● Baixa autoestima, problemas familiares, Perda de parentes próximos e amigos;
● Ansiedade, depressão, estresse;
● Conscientização de que está envelhecendo, enfermidades, medo da morte e solidão;
● Rebaixamento do humor, fadiga, falta ou excesso de sono, diminuição do apetite, perda de peso, entre outros sintomas, etc.